
PINTURA A PÓ
Sobre a Pintura a Pó
Pintura Eletrostática a pó
O revestimento em pó é um método de cobrir superfícies, geralmente metálicas, com uma camada de tinta em pó. Um corante carregado negativamente adere a um objeto carregado positivamente devido a interações eletrostáticas. Em seguida, é curado sob calor, o que cria uma camada durável e uniformemente aplicada.
Ao procurar informações sobre esse método, você notará que às vezes também é chamado de “pintura a seco”. Isso decorre do fato de o processo não utilizar tintas líquidas tradicionais aplicadas com pincel ou rolo.
VANTAGENS
PINTURA A SECO
Ecologicamente correta
Como já mencionado, o revestimento em pó usa tinta seca aplicada com uma pistola especial. Graças à eletrostática, adere ao objeto pintado.
O revestimento em pó e a pintura em spray diferem na quantidade de resíduos gerados durante o processo. Com o primeiro método você pode reutilizar a tinta, o que é impossível com o segundo. Além disso, a pintura em spray costuma causar estrias e quedas que prejudicam o efeito final.
O revestimento em pó também é considerado mais seguro para o meio ambiente e sua saúde, pois não usa solventes nocivos, ao contrário da pintura em spray.
PINTURA EM METAL
Aço e Alumínio
Como já mencionado, o revestimento em pó é usado para objetos e superfícies de metal, principalmente aço e alumínio. Isso se deve às suas propriedades condutivas, permitindo o uso de eletrostática. Além disso, esses metais são resistentes às altas temperaturas a que a tinta deve ser submetida para ser curada.
Para alguns tipos de aço é necessário o uso de um tipo específico de pintura a pó, por exemplo no caso do aço galvanizado. A tinta deve possuir um aditivo especial que permita uma descarga eficiente de gás durante a cura no forno, minimizando o risco de danificar o revestimento. Você pode ler mais sobre este material em nosso artigo sobre classes e tipos de aço .
PROS E CONTRAS
Vantagens da Pintura a Pó
As vantagens do revestimento em pó incluem, acima de tudo, sua durabilidade. Dependendo da tinta utilizada, é resistente não só a danos mecânicos, corrosão ou produtos químicos, mas também à luz solar. Como resultado, a superfície fica devidamente protegida e manterá sua cor por muitos anos.
O processo de revestimento em pó permite que a tinta seja aplicada uniformemente sobre todo o objeto. Isso ajuda a obter uma cor uniforme sem manchas mais intensas. Ao contrário das tintas líquidas, o pó não cria manchas ou outras imperfeições, portanto, você pode ter certeza de obter uma camada lisa. Além disso, o pó que não se depositou na superfície pode ser recolhido e reaproveitado para pintar outros objetos, minimizando a quantidade de resíduos gerados.
As desvantagens incluem a necessidade de usar uma pistola de pintura a pó especial, sem a qual não será possível aplicar tinta na superfície. Outra dificuldade é a necessidade de curar o elemento em um forno especial, o que dificulta muito o uso da pintura a pó em casa. A última desvantagem é a necessidade de limpar e preparar completamente a superfície pintada. Se você pular esta etapa, todos os seus esforços poderão ser desperdiçados.
RESUMO PINTURA A PÓ
O revestimento em pó é uma maneira extremamente eficaz de aplicar tinta em objetos de metal. Não é de surpreender que esse método esteja substituindo a pintura em spray tradicional.